O que é o Trilhas Abertas?

Este é um sistema que cruza informações sobre atrativos naturais. Basicamente, o Trilhas Abertas dá acesso a um banco de dados com milhares de cachoeiras, cavernas, morros, serras e cidades Brasil afora. Utiliza, para tanto, dados do CECAV, ICMBIO, IBGE e indiretamente de outras instituições. Sabe de algum atrativo que não consta no nosso banco de dados? Normal, estamos adicionando dezenas de novos locais todos os meses. Mas se voce quiser colaborar e nos enviar algum atrativo, com o devido nome e posição geográfica, contate-nos via e-mail! Este sistema derivou do projeto Trilhas Perdidas.


As informações são confiáveis?

As coordenadas das cachoeiras tem alta confiabilidade, na medida em que foram mapeadas com dupla confirmação (verificadas em mais de uma fonte de imagens de satélite). A imprecisão nesse caso estaria no nome, já que uma mesma cachoeira pode ser chamada de várias formas e nem sempre o banco contempla todas elas. No entanto, mais de 95% apresenta o nome verdadeiro e mais comum. O mesmo se aplica aos dados sobre as serras, morros e montanhas.
As coordenadas das cavernas podem variar quanto à precisão. Não temos uma estimativa dos erros envolvidos, já que a fonte é de terceiros.
A precisão das cidades e vilas é alta.


Que tipo de atrativos são apresentados?

O objetivo do Trilhas Abertas é mostrar apenas os atrativos com referências, ou seja, atrativos que são mencionados em pelo menos uma fonte de informação. Mais de 90% dos atrativos aqui listados tem potencial para já possuirem alguma infraestrutura (mínima que seja... ter uma trilha, por exemplo).


De quanto em quanto tempo o banco de dados é atualizado?

Enquanto for possível, mensalmente faremos a inclusão de novos lugares ou a correção dos que já existem.


Quais as fontes de dados?

Os dados utilizados para compor nosso banco são derivados de diversas fontes. Aqui está uma tabela resumindo tudo:

Dados Fonte
Cachoeiras Trilhas Perdidas
Cavernas ICMBIO/CECAV
Serras IBGE/BDGEx/Google Elevation Service/Trilhas Perdidas
Rios/Córregos IBGE/BDGEx/Trilhas Perdidas
Unidades de Conservação ICMBIO
Previsão do Tempo CPTEC