Índice

Trilhas Abertas no Smartphone

Este tutorial explica como utilizar os mapas do Trilhas Abertas no aplicativo LocusMap.

LocusMap é um premiado aplicativo de navegação para Android. Ele contempla muitas funcionalidades, entre as quais aquelas que possibilitarão abrir os mapas do Trilhas Abertas (TMS, WMS, Blend de Mapas e outras). Existe uma versão gratuita e outra paga, a versão PRO. Para baixar a versão PRO, acesse: https://play.google.com/store/apps/details?id=menion.android.locus.pro&hl=en ou procure diretamente na Play Store do seu smartphone.

Disponibilizando o Mapa do Trilhas Abertas no LocusMap

Em muitos do aplicativos mais avançados, o processo de incluir uma nova fonte de mapa é o mesmo: editar um arquivo do tipo XML e lá inserir um pequeno texto. Você não precisa saber o que são arquivos XML, basta saber que existe dentro da pasta Locus/mapsOnline/custom um arquivo chamado providers.xml.

Encontre esse arquivo no seu smartphone e copie-o para o seu computador. Abra essa cópia em um editor de textos e insira, antes da linha em que está escrito </providers>, o seguinte bloco:

<provider id="20000" type="0" visible="true" background="-1">
<name>Trilhas Abertas</name>
<mode>Parque Sempre-Vivas</mode>
<url><![CDATA[http://www.trilhasabertas.com.br/semprevivas/{z}/{x}/{y}.png]]></url>
<serverPart>0;1;2;3</serverPart>
<zoomPart>{z}-6</zoomPart>
<zoomMin>8</zoomMin>
<zoomMax>18</zoomMax>
<tileSize>256</tileSize>
<countries>Brazil</countries>
<attribution><![CDATA[(c)2018 Trilhas Abertas - Map data]]></attribution>
<extraHeader><![CDATA[User-Agent#Mozilla/5.0 (Windows NT 6.3; WOW64; rv:37.0) Gecko/20100101 Firefox/37.0]]></extraHeader>
<extraHeader><![CDATA[Referer#http://www.trilhasabertas.com.br]]></extraHeader>
<usage>cachoeiras, fazendas, rios, estradas</usage>
</provider>

Para adicionar um outro mapa, basta repetir esse processo, mas sempre incrementando o campo id (20001, 20002, 20003 ...).

Blend (mistura) de Mapas

Uma mistura, ou blend, de mapas nada mais é do que colocar um mapa sobre o outro, de modo que ambos fiquem visíveis. Assim você poderá misturar informações boas de um com informações boas de outro.

Para fazer a mistura dentro do LocusMap, abra por exemplo o mapa OpenCycle dentro da opção OSM - Ao Ar Livre (pode ser qualquer outro). Em seguida, abra o menu lateral, toque em Mais Funções e entre em Sobreposições de mapa. Habilite a seção Sobreposição, escolha o mapa do Trilhas Abertas e então coloque o Modo de Mesclagem para a opção Src Atop (faça testes com os outros modos!). Pronto! Não entendeu? Então assista o video abaixo!